Livros

Traços de Construção Naval em Madeira – Mastreação e Aparelho do Navio

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O livro “Traços de Construção Naval em Madeira – Mastreação e Aparelho do Navio”, da autoria do Comandante da Marinha Mercante António Marques da Silva, recentemente editado por uma parceria da Câmara Municipal de Ílhavo com o Museu Marítimo de Ílhavo, é um excelente contributo para o acervo bibliográfico de textos em português sobre a descrição e terminologia naval de navios de madeira e onde igualmente se incluem informações sobre aspectos tradicionais dessa construção.

Tal como o Autor indica, neste livro utilizou desenhos por si executados ao longo dos anos e algumas fotografias de época, representando detalhes estruturais, elementos da mastreação, aparelho e velame, baseando-se nas suas memórias do acompanhamento da reconstrução do lugre-patacho GAZELA PRIMEIRO em 1959. O livro está organizado em 6 partes, começando pela descrição da ossada do casco, incluindo algumas notas sobre a conservação de navios de madeira e terminando com a descrição do velame e sua manobra no referido navio, feita com um cuidadoso detalhe.

A clara, completa e rigorosa descrição resultante de estudo e de detalhada observação, ajuda o leitor menos familiarizado a melhor entender a terminologia específica deste tipo de navios. Embora não seja um livro técnico, decerto que ajudará os técnicos que se dediquem à recuperação de embarcações tradicionais antigas ou que estejam envolvidos no projecto e construção de réplicas, designadamente de navios da frota de pesca nacional da Terra Nova.

O Comandante Marques da Silva, com um longo e conceituado curriculum ao serviço da Marinha Mercante Portuguesa, inclusivamente no ensino náutico e na produção literária, é credor de reconhecimento por todos, marítimos ou não, que valorizam o Mar e os Navios. Este livro é mais um exemplo da dedicação e do seu grande mérito, como cidadão e como profissional, que se reconhece ao Autor e que está melhor explicitado no prefácio do livro, da autoria do Almirante Tito Cerqueira.

Esta obra está já à venda na loja do Museu Marítimo de Ílhavo por 7,5€. Aos interessados em adquirir este livro aqui deixamos também os contactos do seu autor, tel 21 443 2282 e e-mail  antmarsilva23@gmail.com .

Contra-Almirante engenheiro construtor naval, reformado Engenheiro Maquinista Naval da Escola Naval, graduado pelo MIT com os graus de Ocean Engineer e de Master of Science em Arquitectura Naval e Engenharia Marítima. Esteve embarcado durante 5 anos em diversos navios da Armada e, posteriormente, cumpriu uma carreira no Arsenal do Alfeite e em departamentos de engenharia, manutenção e projecto naval na Marinha. De 2002 a 2009 foi Administrador do Arsenal do Alfeite e, em 2010, Presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Foi docente convidado do IST durante 26 anos (1981 a 2007). De 2012 a 2015 foi docente do ensino politécnico privado nas áreas dos riscos e da segurança ocupacional. É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros onde, entre outros cargos, foi vice-presidente nacional de 2007 a 2013.