No passado dia 29 de junho, o NRP TRIDENTE voltou a navegar no fiorde de Kiel, no âmbito das provas de mar após grande docagem.
Durante dois anos, foi levada a cabo a docagem para grande revisão do NRP “Tridente”, na doca 5 dos estaleiros da tkms, em Kiel. Durante este período de intervenção foram revistos todos os equipamentos do navio e passados em revista, não só o casco resistente, bem como todos os componentes com relevância para a segurança em imersão, nomeadamente encanamentos com ligação ao exterior – sujeitos a pressão hidrostática exterior – válvulas de casco e tanques à pressão.
Realizadas as ações de manutenção previstas, importa testar o navio e assegurar que o navio navega, de novo, em segurança.
À superfície, primeiro, em imersão depois. No âmbito dos testes preliminares às provas de Mar em imersão, realizadas no Skagerrak, o navio efetuou uma curta navegação no fiorde de Kiel, testando o sistema de governo e propulsão e o sistema de ar de emergência aos tanques de lastro. Pela espetacularidade desta prova, juntam-se duas imagens.


Na sequência destas provas, o navio esteve sito uma semana na base naval de Eckernförde, para efetuar treino próprio, tendo depois rumado a Kristiansand para levar a cabo a fase definitiva das provas de Mar em águas profundas. As provas foram superadas com sucesso e, no dia 23 de julho, o navio rumou, finalmente à BNL.
Como está previsto que a próxima Grande Revisão (do NRP ARPÃO) se realize no Arsenal do Alfeite, esta estadia do TRIDENTE marca a última vez que, previsivelmente, os submarinos da classe TRIDENTE visitaram o estaleiro em que foram construídos.
(nota da redação: o NRP TRIDENTE atracou na B.N.L. no dia 30 de julho)