Náutica de Recreio

Viana do Castelo assistiu à largada da Regata Discoveries Race

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Os navios de vela da Marinha de Guerra Portuguesa, NRP POLAR e NRP ZARCO, chegaram a Viana do Castelo no dia 29 de julho, e os respetivos comandantes, Capitães Tenentes, João Neves Simões e Humberto Rocha, cumpriram o cerimonial marítimo protocolar de apresentação de cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal.

Os comandantes Humberto Rocha e João Neves Simões com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (foto CMVC)

Esta prova tem como lema «enaltecer os descobridores e unir as nações» e visa a promoção do intercâmbio desportivo, cultural e económico, tendo como bandeira a descoberta, desenvolvimento da compreensão e estabelecimento da amizade entre amigos de diversas nacionalidades, unidos por uma paixão comum pelo mar.

As guarniçoes dos NRP POLAR e ZARCO frente aos dois veliros em Viana do Castelo. O POLAR tem embarcados seis cadetes e o ZARCO dez. (foto MP)

Com a presença de 9 embarcações, das 10 inscritas, teve início no dia 31 de julho de 2019 em Viana do Castelo, a 2.ª Regata Discoveries Race 2019.

A partida para a 1.ª etapa entre Viana do Castelo e Cascais, numa distância de 192 milhas, ocorreu à saída do porto, cerca das 15.00, com boas condições de vento e mar, ideais para a prática da modalidade, com o vento Norte, caraterístico da costa ocidental de Portugal a proporcionar uma boa largada. Atravessaram a linha de partida as embarcações ANIXA II, NAUTILUS, POLAR, ZARCO, OCEANÍA II, PROTEÍNA 65, SÃO GABRIEL, SWING e TRASTO VI.

Alguns veleiros participantes na 2.ª Regata Discoveries Race 2019, atracados na Doca de Pesca em Viana do Castelo, aguardando a hora da partida. (foto do autor)
Didier Maurice, responsável pelo Marketing e Divulgação, Francisco Quiroga, Grão Mestre da Confradia Europea de la Vela, José Maria Costa, Presidente da Câmara de Viana do Castelo e Contra-almirante António Bossa Dionísio, Vice-presidente da Comissão Organizadora da Discoveries Race 2019.
Didier Maurice, responsável pelo Marketing e Divulgação, Francisco Quiroga, Grão Mestre da Confradia Europea de la Vela, José Maria Costa, Presidente da Câmara de Viana do Castelo e Contra-almirante António Bossa Dionísio, Vice-presidente da Comissão Organizadora da Discoveries Race 2019.

A 2.ª etapa está prevista iniciar-se no dia 4 de agosto de 2019, com partida de Lisboa terá uma extensão de cerca de 540 milhas.

A 3.ª etapa, e última, entre o Funchal e Las Palmas de Gran Canária terá partida do Funchal no dia 11 de agosto e será disputada na distância de 284 milhas.

O NRP POLAR ao largo de Viana do Castelo preparando-se para a largada.

Cada uma das etapas, em função da distância em milhas náutica, haverá um tempo limite de chegada, permitindo tempo suficiente para preparar a largada da seguinte. Os participantes podem escolher fazer a regata inteira ou apenas algumas pernadas, no entanto apenas poderão aspirar ao Troféu Fernão de Magalhães aqueles que cumprirem a totalidade da regata.

A prova foi organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC), Clube Naval de Cascais (CNC), Associação Regional de Vela da Madeira (ARVM) e Real Clube Náutico de Las Palmas de Gran Canária (RCNGC).

A Cofradía Europea de la Vela é a entidade mentora desta prova e a Câmara Municipal de Viana do Castelo é um dos patrocinadores.

Os veleiros português NRP ZARCO e espanhol NAUTILUS, a bolinar rumo a Cascais.

 

Manuel De Oliveira Martins

Manuel de Oliveira Martins, Comandante da Marinha Mercante, chefiou o Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo de 1985 a 2001. Colabora com a Revista de Marinha desde agosto de 2017.

Comentar