Economia

YoungShip estreia-se em Portugal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

É em 2019 que nasce a YoungShip Portugal por iniciativa de João Alves, Raquel Nunes e Miguel Baptista. Posteriormente juntam-se ao projeto André Rodrigues, João Monteiro, Rafael Russano, e mais recentemente André Duro, todos eles ex-alunos da ENIDH (Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique).

Imagem 01 – O loo da YS Portugal
O logo da YS Portugal

O objetivo da YoungShip Portugal (YS Portugal) é criar uma rede de contactos entre todos os jovens profissionais do sector marítimo, potenciando sinergias entre os seus associados e os parceiros (entidades, empresas, etc.), de forma a que exista uma evolução positiva e uma valorização acrescida dos envolvidos no mercado.

Apesar de ser um projeto recente em Portugal, todos os membros sublinham que o feedback tem sido bastante positivo entre as empresas do sector marítimo e portuário.

Somos apadrinhados, devemos referir orgulhosamente, pelo professor Miguel Vieira de Castro – vice-presidente da EMPA – European Maritime Pilot’s Association, Presidente da APIBARRA, Piloto em Sines e Professor na ENIDH.

Imagem 1 – O grupo de jovens fundadores do YS Portugal
O grupo de jovens fundadores do YS Portugal

O conceito da YoungShip é o de partilhar várias experiências entre todos os membros para que o sector marítimo e portuário em Portugal evolua, eliminando a distância que existe atualmente entre empresas e jovens, criando oportunidades de networking e troca de conhecimentos.

Queremos transmitir aos jovens do sector confiança e apoio, ajudando-os a ter uma voz ativa e com isso a oportunidade de partilhar opiniões e ideias sem receio de serem menosprezados devido à idade e experiência. Como associado da YS Portugal, os membros têm acesso às conferências e eventos relevantes, sendo esta forma outro meio de difundir a partilha de conhecimento e aumentar a participação ativa.

Os jovens profissionais são inevitavelmente o futuro do mercado de trabalho e do nosso país, onde a sua ajuda é essencial para o crescimento da YS Portugal como uma entidade ligada ao sector marítimo. Ao colaborarem connosco este grupo de jovens será mais forte e presente nos assuntos do sector de forma a dar um contributo positivo. Novas ideias e pensamentos, adaptabilidade à tecnologia, digitalização, partilha de novos projetos são algumas das vantagens que acreditamos vir a revolucionar as empresas através de uma participação mais ativa, onde a YoungShip dá todo o apoio.

estiva dum super porta contentores (foto Elsemargriet Pixabay)
Estiva dum super porta contentores (foto Elsemargriet Pixabay)

Para ser associado é necessário ser português, ter até 40 anos e trabalhar em qualquer área do Shipping (nacional ou internacional). Desde o departamento de importação/exportação de uma empresa, estivador num porto, ser marinheiro/oficial num navio, trabalhar numa agência de navegação, na Marinha de Guerra, num broker, num armador/gestão técnica, num transitário, ou em qualquer outra área relacionada com Shipping, tem sempre a porta aberta para aderir.

Ao cumprir com todos os requisitos, basta ir ao site da YoungShip Portugal (http://www.youngship.com/departments/portugal) e fazer a inscrição.

A nível internacional, os vários departamentos da YoungShip espalhados pelo mundo têm também o objetivo de partilhar os seus contactos, os seus eventos e os dos seus parceiros.

Somos da opinião de que houve um período em que o setor do Shipping foi desvalorizado pelas comunidades mais jovens e entendemos que será esse o principal motivo pelo qual se faz referência a um setor mais envelhecido. No entanto, esta tendência tem vindo a alterar-se nos últimos anos e é visível uma maior integração de jovens nas empresas. A necessidade de renovar recursos humanos, por parte das empresas, cruzou-se com uma maior procura de atividades neste setor. Assim sendo, temos atualmente uma comunidade com uma média de idades inferior ao que poderíamos encontrar há dez ou vinte anos atrás. Acreditamos que de forma natural o setor irá se reorganizar de forma a que exista uma renovação sustentável dos quadros nas empresas.

A YS Portugal esteve presente no painel da conferência 7 Seas Summit (foto YSP)
A YS Portugal esteve presente no painel da conferência 7 Seas Summit (foto YSP)

Organizações como a YoungShip, representam por si só um acordar dos jovens para a atividade que envolve o setor marítimo-portuário e um interesse em fazer parte de uma evolução positiva, absorvendo ao máximo o conhecimento que os profissionais estabelecidos do setor podem oferecer e aplicando a irreverência jovem ao desafiar tudo o que se conhece até então para atingir práticas mais eficazes, mais económicas e mais sustentáveis.

A YS Portugal, teve a sua primeira presença no seminário de Transportes Marítimos, organizado pela Transportes & Negócios, no qual teve oportunidade de apresentar a associação publicamente, sendo esta muito bem-recebida por todo o publico.

Recentemente, a YS Portugal, YS Espanha e YS França e Escola Europeia, assinaram um protocolo de colaboração em Barcelona, que prevê a colaboração das 4 entidades em futuras conferências, eventos, e ainda contempla condições especiais para os associados das Youngship’s envolvidas em cursos organizados pela Escola Europeia.

O sector marítimo-portuário é uma das principais alavancas da Economia Nacional que para além de contribuir para o desenvolvimento económico, ajuda direta e indiretamente à criação de novos postos de trabalho. Enquanto jovens do sector pretendemos ver Portugal assumir uma maior preponderância no fluxo de trocas comerciais a nível internacional, não só pelo aumento do nosso número de exportações, mas também através da utilização dos portos Portugueses como “hubs” de transbordo.

Foto por ocasião da assinatura do Protocolo com a Escola Europea (foto YSP)
Foto por ocasião da assinatura do Protocolo com a Escola Europea (foto YSP)

O crescimento do sector marítimo e na ZEE Portuguesa só é possível com a constante intervenção ativa de diversas entidades das Forças Armadas, especialmente a Marinha de Guerra. Começando pelo Instituto Hidrográfico no mapeamento do fundo oceânico até à proteção da nossa costa pelas missões frequentes de SAR (Search And Rescue), passando por outros departamentos que fazem as hélices girarem para que possamos usufruir pacificamente dos nossos recursos e de tão vasta área oceânica. Como YoungShip Portugal e portugueses, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para deixar uma palavra de Agradecimento sentido pelo serviço prestado na defesa do nosso maior desígnio nacional, que é o Mar.

(colaboração da YS Portugal)

 

Comentar