A ministra do Mar, Dra. Ana Paula Vitorino, participou no WORKSHOP ENM 2030: EDUCAÇÃO E LITERACIA DO OCEANO, que se realizou no dia 25-06-2019 na sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
No final do Workshop – muito participado por autarcas e professores – teve lugar a cerimónia de assinatura do protocolo de concessão, por mais 25 anos, da Zona Empresarial da Praia Norte.
Assinaram o protocolo, da parte da concessionária APDL, a Dra. Guilhermina Rego, Presidente do Conselho de Administração, da parte da concessionada Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Presidente da Câmara e pela tutela, a Dra. Ana Paula Vitorino, ministra do Mar.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo interveio para referir a importância do prolongamento da concessão por mais 25 anos que permite às empresas já instaladas e às que vierem a instalar-se, projetarem as atividades para um horizonte temporal mais dilatado.
Referiu ainda a previsão de um volume de investimentos de 20 milhões de euros a efetuar nessa zona e, antes de terminar, fez um apelo para a descentralização das atividades portuárias em cooperação com as autoridades portuárias, profícua aos interesses locais.
A ministra do Mar encerrou a sessão salientando a importância do Workshop para o todo nacional e justificou a escolha de Viana do Castelo para a realização desta quarta sessão por ser «a cidade que concentra sempre as melhores práticas».
Antes de terminar elogiou a atual administração da APDL pelo facto de olhar os portos sob a sua jurisdição de igual forma, realçando os melhoramentos já adjudicados e outros em fase de concurso com vista ao bom funcionamento das estruturas postas ao serviço dos utentes, só assim se compreendendo o papel dos portos que existem para apoiar a economia.

E, por falar em economia, referiu o aumento verificado no primeiro trimestre do corrente ano no porto de Viana do Castelo de 5,3%, comprovando que «entre Leixões e Vigo temos mundo».
Concluiu salientando a importância da descentralização de áreas que são melhor geridas na proximidade, «bandeira deste governo», como fez questão de frisar.