Livros

Comandar no Mar

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A mais recente publicação das “Edições Revista de Marinha”, com  prefácio do Prof. Dr. João Carlos Espada.

Julgo que ninguém contesta a importância da figura do “chefe”, qualquer que seja a sua designação em concreto; em qualquer organização será, provavelmente, a pessoa de maior relevo. Como referia Camões … “um fraco Rei faz fraca a forte gente”. Napoleão, num registo diferente, dizia … “não há maus regimentos, há maus coronéis”. Em perspectivas diferentes ambos acentuam a importância da liderança.

No Mar, um Comandante é ainda mais importante. As guarnições vivem isoladas, semanas ou mesmo meses a fio, nos seus navios, que operam num meio muitas vezes hostil. Uma decisão errada do Comandante, na navegação ou na manobra, pode colocar em risco o navio e todos os que lá estão a bordo; a confiança na capacidade profissional do Comandante é algo a assinalar e a reter.

Nestas circunstâncias, se o Comandante é uma figura tão importante, como referimos, há que escolher os mais aptos para exercerem aquele cargo e dar-lhes a melhor preparação possível para o seu exercício.

Uma obra útil para quem desempenha funções de chefia

O livro que agora se edita recolhe os testemunhos inspiradores de antigos Comandantes de navios da Marinha de Guerra e de navios da Marinha Mercante, incluindo dois textos assinados por Oficiais da Reserva Naval. Serão certamente úteis a quem for indigitado para Comandante, permitindo-lhe reflectir sobre os diversos aspectos do exercício das funções de comando no mar e mesmo fazer alguma autoformação; eram estes, aliás, os nossos propósitos iniciais. Mas não só! Este livro será também útil para quem desempenhe funções de chefia ou de comando nos outros ramos das Forças Armadas e de Segurança, e em organizações civis e nas empresas. Desde que exista um chefe, subordinados e colaboradores, e objectivos a atingir, as reflexões que os textos aqui publicados suscitam terão certamente utilidade.

Este livro, de cerca de 300 páginas, está disponível na Loja do Museu de Marinha, na Livraria da Universidade Católica, no Clube Militar Naval e no Clube de Oficiais da Marinha Mercante. Para os assinantes da Revista de Marinha e para os membros das instituições que com esta tem protocolo de colaboração terá um preço especial de 20 €, a que acrescem portes de correio de 3 €. Poderá ser solicitado através do email: revistamarinha@gmail.com ou pelo tlm: 91 996 4738.