1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 23 Ago

NRP SAGRES condecorado pela Marinha do Brasil

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3838O N.R.P. SAGRES, o navio escola da nossa Marinha de Guerra, foi recentemente condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré pelo Embaixador do Brasil, Dr. Luís Alberto Figueiredo Machado, em cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada. Criada pelo Decreto n.º 42111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré ... destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

Em virtude de ter servido na Marinha do Brasil como navio-escola GUANABARA (1948-1961), a barca SAGRES é um testemunho vivo das excelentes relações entre a Marinha Portuguesa e a Marinha do Brasil, laços que a recente estadia no Rio de Janeiro contribuíram para reforçar, nos 19 dias que ali permaneceu atracada como Casa de Portugal, durante os Jogos Olímpicos. Naquela que foi a mais longa estadia num porto, o apoio da Marinha do Brasil revelou-se inexcedível, assim como a atenção dispensada por todas as entidades oficiais e pela população.

Com o estatuto de símbolo de Portugal, o N.R.P. SAGRES é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e, presentemente, o único a ostentar condecorações concedidas por países estrangeiros, Brasil e Cabo Verde.

 


 

Navios de Cruzeiro

Athena MSC Opera MSC Lirica MSC Melody MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Armoria Princess-Daphne MSC Fantasia